Navegação – Mapa do site

InícioInformaçõesPolíticas de Secção

Políticas de Secção

Artigos

Os Artigos constituem o formato mais tradicional da revista. Os artigos devem conter um número máximo de 7.000 palavras (incluindo referências bibliográficas, notas, resumo e abstract) e podem conter um máximo de 3 imagens e um pequeno excerto de vídeo (com um máximo de 3 minutos), e até 2 excertos de áudio de um minuto cada.

Ensaios

Ensaios referem-se a contributos de natureza escrita (podendo integrar imagens) que visam discussões de natureza reflexiva e, não necessariamente, baseados em projetos de investigação empírica. Como tal, obedecem a critérios que têm em consideração um conhecimento do estado da arte numa certa área bem como o contributo que a reflexão do autor poderá trazer para o debate académico. Considera-se, neste caso, que o tom mais pessoal, exploratório e mesmo especulativo do texto é admissível, desde que o mesmo seja rigorosamente sustentado por um corpus teórico e experiencial sólido. Limite de 5.000 palavras e 2 fotografias.

Ensaios (audio)visuais

Ensaios (audio)visuais: Formato que agrega texto escrito e conteúdos visuais/audiovisuais. Neste caso considera-se uma estrutura próxima do artigo convencional escrito, mas onde existe um diálogo mais próximo com as imagens fotográficas e vídeo.

Foto-ensaios podem conter um máximo de 15 fotografias. Devem ser sempre acompanhados por um texto (até 4.000 palavras) que contextualiza o trabalho fotográfico e dá uma ideia mais ampla sobre a visão e a metodologia empregue pelo pesquisador/fotógrafo.

Ensaios sonoros podem conter um máximo de 3 excertos de áudio de 5 minutos cada.

Vídeo-ensaios devem preferencialmente conter o máximo de 3 excertos vídeo de 5 min. cada. Os CdAA podem, todavia, se o interesse científico e a qualidade dos conteúdos o justificarem, aceitar os seguintes formatos:

  1. Vídeos resultantes de processos de pesquisa empírica (vídeo de entrevistas, processos sociais, rituais, ambientes) com interesse etnográfico/antropológico. Estes devem ser sempre acompanhados por um texto que não deve exceder as 3.000 palavras onde se faz a contextualização científica da pesquisa e a pertinência das imagens captadas e propostas aos CdAA. Os vídeos não devem exceder os 15 min.

  2. Filmes/vídeos completos que resultem de processos de pesquisa etnográfica ou que apresentam inquestionável interesse etnográfico/antropológico. Estes devem ser acompanhados de uma sinopse, de uma contextualização etnográfica/científica e não podem estar disponíveis na totalidade em nenhuma plataforma online. Os vídeos não devem exceder os 30 min.

  3. Filmes/vídeos artísticos de natureza mais experimental que resultem de processos de produção de natureza etnográfica ou que, de alguma forma, contribuam de forma significativa para os debates sobre a intersecção arte/ciência, epistemologia/estética no quadro das ciências sociais. Estes devem ser acompanhados de uma sinopse, de uma contextualização etnográfica/científica e não podem estar disponíveis na totalidade em nenhuma plataforma online. Os vídeos não devem exceder os 15 min.

Etno-artes

Etno-artes são (a) trabalhos que não se enquadram nos formatos tradicionais das ciências sociais e que pretendem reflectir sobre questões relevantes às ciências sociais por meio de abordagens experimentais, ou (b) projectos artísticos que, de alguma forma, se articulam com os objectos e temáticas da antropologia e da etnografia. Dependente do tipo de contribuição, os limites de palavras e imagens correspondem aos limites das seções “Ensaios (audio)visuais” ou “Ensaios”.

Diários de campo

Os Diários de campo são extractos de apontamentos feitos pelo pesquisador em campo. Devem ser acompanhados por um texto de contextualização e conter com um número máximo de 3.000 palavras.

Resenhas/Recensões

As Resenhas/Recensões são textos que criticamente apreciam outras publicações, como livros, artigos, filmes do campo das ciências sociais, procurando dar um enquadramento dos trabalhos recenseados em relação ao "estado das arte" da sua respectiva área. Podem conter um número máximo de 2.500 palavras (incluindo referências bibliográficas e notas).

Análises críticas de produções artísticas

Nesta secção aceitam-se análises críticas a diversos conteúdos artísticos (audiovisuais, multimédia, exposições, performances e outros), produzidos com enquadramento antropológico/sociológico ou etnográfico. As análises deverão procurar refletir sobre os conteúdos, processos e metodologias empregues, bem como sobre o impacto que têm para as ciências sociais. As submissões devem tratar de conteúdos artísticos apresentados e/ou disponíveis publicamente (em diferentes circuitos e/ou plataformas). As submissões não poderão ultrapassar as 4.000 palavras, e podem conter um máximo de 3 imagens e um pequeno excerto de vídeo (com um máximo de 3 minutos), e até 2 excertos de áudio de um minuto cada.

Entrevistas

Nesta secção aceitamos documentos até 3.000 palavras, de entrevistas realizadas e que demonstrem ter interesse do ponto teórico ou empírico para os objectivos e matérias desenvolvidas pelos Cadernos de Arte e Antropologia. Neste âmbito, consideramos especialmente relevantes entrevistas a académicos ou artistas de reconhecido mérito, com trabalhos que se caracterizem por um diálogo entre a arte e a antropologia. A entrevista transcrita deve ser acompanhada de um pequeno texto de introdução em que se apresenta o(a) entrevistado(a) e se contextualiza o seu trabalho, justificando a sua importância para o campo de estudos em questão.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search