Navegação – Mapa do site
Dossiê "Políticas de Visualidade, Práticas Visuais e a Construção de Espaços de Imaginação"
Artigos

A violência vista de perto: os limites da documentação da dor, da denúncia e da demanda por justiça

Violence seen at close range: on the limits of documentation of pain, its denunciation and the demand for justice
Fabiene Gama
p. 49-64

Resumos

Este artigo trata da documentação fotográfica do cadáver de uma criança assassinada por policiais em uma favela do Rio de Janeiro, e dos acontecimentos que sucederam sua divulgação. Produzido por um jovem fotógrafo morador da mesma favela, Naldinho Lourenço, a documentação e as reações a ela apontam para as dinâmicas e os limites do registro fotográfico da violência policial por fotógrafos populares. O fotógrafo é parte do Imagens do Povo, uma agência de fotógrafos que visa produzir imagens positivas das populações pobres, a fim de combater estereótipos enfrentados por tal população, relacionados ao tráfico de drogas. Configurando uma exceção à produção do grupo, tal documentação gerou ameaças ao fotógrafo e fez com que o grupo ponderasse sobre as possibilidades, as necessidades e as consequências da realização desse tipo de registro. Através de discursos, imagens e eventos, reflito sobre a autorrepresentação fotográfica de moradores de favelas no Rio.

Topo da página

Notas da redacção

Recebido em: 2016-11-30
Aceitado em: 2017-05-25

Notas do autor

Este artigo foi escrito graças a bolsas de estudos recebidas da CAPES durante meu doutorado no PPGSA/UFRJ e pós-doutorado no DAN/UNB. Ele é fruto da interlocução estabelecida com os fotógrafos e coordenadores do Imagens do Povo, especialmente Naldinho Lourenço, que teve enorme paciência e generosidade ao compartilhar comigo suas histórias, experiências e sentimentos. A ele sou profundamente grata. Agradeço ao Prof. Marco Antonio Gonçalves por ter lido uma versão preliminar deste texto.

Extracto do texto

Este documento será publicado online em texto integral em Outubro 2017.

Mapa

Contextualizando a violência
Um fotógrafo popular
A documentação do cadáver de Matheus Rodrigues
Silêncios, denúncias, ameaças e negociações: as implicações da documentação da violência cotidiana em favelas cariocas

Visualização do texto

Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.
Art. 19, Declaração Universal dos Direitos Humanos

O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que defende a liberdade de expressão, é um lema para o Imagens do Povo, um programa de documentação e formação de fotógrafos que conta com uma Agência, uma Escola de Fotógrafos Populares e um Banco de Imagens. Situado no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, o programa fundado em 2004 pelo fotógrafo documentarista João Roberto Ripper oferece cursos gratuitos e assistência profissional a moradores de favelas cariocas com o objetivo de produzir imagens positivas dessas áreas e de seus habitantes. Desejam combater estereótipos negativos sobre essa população, que relacionam a criminalidade à pobreza e provocam uma série ...

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Fabiene Gama, « A violência vista de perto: os limites da documentação da dor, da denúncia e da demanda por justiça », Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 6, No 2 | -1, 49-64.

Referência eletrónica

Fabiene Gama, « A violência vista de perto: os limites da documentação da dor, da denúncia e da demanda por justiça », Cadernos de Arte e Antropologia [Online], Vol. 6, No 2 | 2017, posto online no dia 01 Outubro 2017, consultado o 17 Agosto 2017. URL : http://cadernosaa.revues.org/1281 ; DOI : 10.4000/cadernosaa.1281

Topo da página

Autor

Fabiene Gama

UnB, Brasília, Brasil

fabienegama@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

© Cadernos de Arte e Antropologia

Topo da página
  • Logo ERIH PLUS
  • Logo EBSCO – EBSCOhost Online Research Databases
  • Logo Latindex – Sistema de Información sobre las revistas de investigación científica
  • Logo DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • Logo Navba
  • Revues.org