Navegação – Mapa do site

InícioNumérosVol. 6, No 1Dossiê "I Wanna Be Your Punk: DIY...EditorialI wanna be your punk: o universo ...

Dossiê "I Wanna Be Your Punk: DIY e culturas underground"
Editorial

I wanna be your punk: o universo de possíveis do punk, do D.I.Y. e das culturas underground

Paula Guerra e Will Straw
p. 5-16

Texto integral

So messed up/ I want you here/ In my room/ I want you here/ Now we’re gonna be/ Face-to-face/ And I’ll lay right down/ In my favorite place/ And now I wanna/ Be your dog/ Now I wanna/ Be your dog/ Now I wanna/ Be your dog/ Well c’mon/ Now I’m ready/ To close my eyes/ And now I’m ready/ To close my mind/ And now I’m ready/ To feel your hand/ And lose my heart/ On the burning sands.
The Stooges, I Wanna Be Your Dog, 1969.

I Wanna Be There

  • 1 Do It Yourself (D.I.Y.): Assumiu-se como a divisa do punk e serviu de estandarte para a quebra das (...)
  • 2 Vocalista dos Clash (1976–1986). A banda integrou os seguintes elementos: Joe Strummer (vocalista p (...)
  • 3 Vocalista dos Sex Pistols. Os Sex Pistols (1975–1978; 1996; 2002–2003; 2007–) nasceram da vontade d (...)

1Assumimos este editorial sob a forma de trajeto pelos transbordantes possíveis abertos pelo punk. Comecemos pelo seu ideário: o punk avoca-se como uma movimentação contestatária nas dimensões artística, económica e social tornada visível no final dos anos 1970 em Inglaterra. Constituiu-se como uma resposta ao movimento hippie, declarando que este havia fracassado nas suas promessas em termos de metamorfose dos quotidianos juvenis. O diletantismo musical, a vivacidade e a agitação foram (e são) as divisas do movimento. Na sua vertente musical, o ideário punk rejeitou a música reinante nos anos 1970, a indústria da música e os seus procedimentos, as modalidades de divulgação tradicionais, as sonoridades progressivas e a estética padronizada reinante (Guerra 2013, 2014). Foi um movimento próximo do garage rock dos anos 1960, predispondo uma movimentação dos jovens por via da constituição prolífica de bandas, reivindicando para si o do-it-yourself (D.I.Y.).1 A relação dialética que anima a vida cultural, ou seja, a relação entre a inesgotável essência da vida e os modos de expressão (ou exteriorização) que se vê obrigada a encontrar, impelem a cultura para uma situação de contradição e mesmo de oposição (Simmel 2001). Bem próximo da abordagem simmeliana, o punk representou, nas sociedades ocidentais, um marco de rutura e de reposicionamento face à estrutura social existente acompanhado de uma banda sonora e de uma estética (Guerra 2016; Guerra e Silva 2015). Mais do que uma simples t-shirt ou uma música, o punk assumiu-se como uma atitude insubmissa que quebrou o status quo (Guerra 2013, 2014; Guerra e Bennett 2015). Nas palavras dos seus protagonistas:“Tudo parecia um deserto, sem nada. Tínhamos energia. Queríamos ir a algum lugar. Queríamos fazer algo. Não havia nada para fazer. Não tínhamos nenhum lugar para ir. Um tipo de desesperança. Mas tínhamos esperança num mar de desesperança” (Strummer2 apud Colegrave e Sullivan 2002: 130). Rotten3 reitera esse sentir: “Foi um período muito miserável. Desemprego elevado. Absolutamente sem esperança. Guerra de classes muito furiosa. Literalmente, nenhum futuro. Escrevi o meu próprio futuro. Tive de fazê-lo. Era a única saída” (Colegrave e Sullivan 2002: 131). Isso conduz ao que podemos chamar de agnosticismo formal e praxeológico: situação em que, na ausência de soluções qualificadas do ponto de vista das formas existentes, a dinâmica cultural é empurrada a exercitar a própria ausência de formas, a negação das formas (Simmel 2001).

2Reynolds (2006) destacou que o punk pode ser compreendido através de quatro modalidades principais. Num primeiro plano, o punk pode ser aferido como uma espécie de hiperpalavra, pois tem gerado querelas intermináveis, sendo de assinalar que a unidade do referido movimento aparece confinada à imprensa musical, uma vez que não existe uma unanimidade acerca das suas motivações objetivas. A caraterística que permite a unidade concetual é, talvez, a natureza da oposição à sociedade dominante (McNeil e McCain 2006; Reynolds 2006; Dunn 2016). Não se assumiu como contracultura, pois sempre teve uma postura fatalista no que diz respeito à mudança social, mas teve sempre uma matriz panfletária que se augurou, pelo menos, de repensar o funcionamento da estrutura social vigente (Glasper 2006; Guerra e Quintela 2016). Numa segunda linha de problematização, o punk é uma palavra plena de energia e de emoções, sendo o seu traço de distintividade assegurado pela intensidade e simultaneidade de sentimentos: “foi durante o ano de 1975 que a vida foi insuflada pelo punk enquanto entidade visível. No início, o punk era uma forma de estar que se exprimia essencialmente através da moda e da música. Era anárquico, niilista e deliberadamente agressivo.” (Colegrave e Sullivan 2002: 18; Reynolds 2006). Um outro olhar para o punk permite visualizá-lo dentro de uma estrutura metafórica da astrofísica como uma explosão de fragmentos perante uma estrutura cristalizada de rock’n’roll amorfa e acomodada ao sistema e aos mecanismos mais opressivos das indústrias culturais. O punk seria a emergência de um cosmos, cujas diferentes variações podem ser comparadas às galáxias e sistemas solares que compõem o universo. O punk também pode ser analisado como se de uma Reforma se tratasse: após o primeiro cisma (old wave versus new wave, como equivalente à oposição Catolicismo-Protestantismo) abre-se o caminho para posteriores desintegrações. (Reynolds 2006)

I Wanna Be Your Punk

3O punk foi uma matriz de reconstrução identitária dos jovens no pós-guerra: o punk mais do que um movimento foi um coletivo de indivíduos que se expressaram, o que o torna muito difícil de definir (Laing 2015[1985]). O individualismo é uma marca compartilhada por todos os atores ingleses e americanos deste contexto (Albiez 2006). Se nos Estados Unidos, as manifestações foram de pendor mais musical, o espectro de manifestações no Reino Unido é mais amplo, ganhando terreno na moda, no design, na estética (Bennett 2006; Guerra 2013; Hebdige 1979; Cartledge 1999; Sabin 1999). O surgimento do punk é frequentemente interpretado pelo contexto de crise económica vivenciado e traduzido no aumento dos preços do petróleo após o conflito israelo-árabe de 1973. Nessa altura, a Grã-Bretanha vê afundarem-se os últimos bastiões da sua economia: a indústria automóvel e a indústria têxtil passam por enormes dificuldades, tal como as indústrias ligadas ao carvão e à metalurgia. Os preços sobem, os salários estagnam e o desemprego aumenta:

para os jovens, não há nada: o subsídio de desemprego, uma bolsa para entrar numa art school, pequenos biscates, pequenos trabalhos, nada disso é suficiente para levantar o moral de adolescentes matraqueados todas as noites na televisão pelas estatísticas do desemprego e pelas listas das fábricas que fecharam (Paraire 1992: 166).

4No campo da música, o rock tinha assumido um grau de institucionalização imenso, dominado por grandes bandas, por uma indústria pesada e estava distante dos desesperos quotidianos dos jovens. Segundo Paraire (1992: 166), “é nas cidades de betão, nesse urbanismo construído à pressa após a guerra, no meio dessa juventude desocupada, inculta, violenta e desesperada que a contestação irá nascer e escrever”. Simmel pondera que o esquema marxista — que relaciona forças produtivas com relações de produção para a definição de um certo modo de produção (e das contradições que lhe são internas) — possui uma validade que extravasa o âmbito económico (Simmel 2001). Hebdige (1979) interpreta o estilo punk como uma resposta visual à crise socioeconómica da Inglaterra durante o final da década de 1970. De acordo com este último, o punk “apropriou-se da retórica da crise que havia preenchido as transmissões de rádio e televisão e editoriais durante todo o período e traduziu-a em termos tangíveis (e visíveis)” (Hebdige 1979: 87). Uma leitura idêntica do punk é proposta por Chambers que sugere que esse género musical assinalou um período durante o qual “uma música particular, um estilo subcultural altamente visível e uma crise crescente do público foram momentaneamente concertadas em conjunto” (Chambers 1985: 175).

5Hebdige apresentou o punk como uma música essencialmente juvenil (1979), e esta interpretação também se estende aos estudos do punk em outros contextos nacionais (Crossley 2015; Kuhn 2010; Guerra 2013; Gololobov, Pilkington e Steinholt 2014). Bennett assinala que este pendor marcadamente juvenil é relevante na medida em que aqueles que ficam ativamente envolvidos na subcultura após os trinta anos são pessoas que de algum modo estão envolvidas a um nível mais organizacional ou criativo: músicos, promotores, escritores de fanzines (Bennett 2006; Duncombe 1997). Caberá aqui também perceber se o punk desafiou as estruturas musicais de distribuição e produção precedentes, e se conseguiu fazer vigorar as organizações de discos independentes. Nesta altura, surgiu uma primeira geração de empresas independentes britânicas no campo do rock que incluíam principalmente negócios go-it-alone, influenciados por alguns dos valores culturais desenvolvidos. Não obstante, estes atores mostraram-se sempre relativamente desinteressados em qualquer democratização profunda das relações sociais de produção (Hesmondhalgh 1997; Thompson 2004).

I Wanna Be Your Pistol

  • 4 Em Inglaterra, um grupo de situacionistas associara-se sob o nome de King Mob. Dentre esses situaci (...)

6Sublinhemos, neste trajeto, o caso dos Sex Pistols. A atitude dos Sex Pistols é assinalada por três negações: no feelings, no fun, no future. As frases que os Sex Pistols despejavam nas suas músicas (“Get Pissed Destroy”, “No Future”) derivaram dos catecismos situacionistas (Savage 2001: xii; Plant 2002; Debord 1992). As correntes libertárias do final dos anos 1960 transformaram a vida de muitos, incluindo McLaren e Reid.4 As expetativas de McLaren face aos Sex Pistols eram muito grandes, pois queria criar uma banda que se apresentasse como antítese ao panorama do status quo do rock existente tal como tinha vislumbrado nos New York Dolls nos E.U.A., assim,

as ambições de McLaren eram vastas: […] queria uma cena de rock contagiosa, anárquica, barulhenta, algo que tinha sido esquecido desde meados dos anos 60. […] Os Sex Pistols existiam para que o rock inglês pudesse enfim tomar de assalto os anos 70. Para o fazer, era necessário recorrer à teoria da pop […] (Savage 2001: 194).

  • 5 A este respeito tornou-se célebre a entrevista com os Sex Pistols no programa The Bill Groundy Show (...)

7Esta postura de desafio, de revolta e de niilismo face à sociedade vigente foi levada a todas as esferas de intervenção da banda, mesmo no que tange ao seu relacionamento com os média.5 Aliás, a relação do punk com os média era, de algum modo, ambígua. Se por um lado, assentava num certo desprezo em relação a eles, por outro, não deixava de implicar um envolvimento. Na realidade, os média estavam já inseridos no centro do movimento punk, nas suas canções, nas suas roupas, nas suas atitudes, acabando por ser eles a ditar a forma como o primeiro se poderia desenvolver (Gelder e Thornton 1997).

  • 6 Estilista e primeira mulher de Malcom McLaren.

8Vivienne Westwood6 e Malcolm McLaren, inicialmente, vendiam discos de rock’n’roll; depois Vivienne começou a desenhar roupas ao estilo teddy boy e aí começou dez anos intensos de criatividade subversiva. Nessa loja, vendiam objetos e roupas que lembravam Elvis Presley e o rock’n’roll. Em 1972, a loja passou a chamar-se Too Fast to Live, Too Young to Die. A audácia das roupas começou a destacar-se em peças de couro, t-shirts com ilustrações eróticas, motivos africanos, entre outros. A polémica instalou-se e, em resposta, a dupla mudou o nome da loja para Sex. Foi esta que definiu o estilo punk. (Marcus 2000). Um painel com a palavra SEX acolchoada em rosa de plástico por cima da loja anuncia a chegada de um período realmente criativo. Roupas com citações sadomasoquistas porno, slogans situacionistas… as t-shirts ganharam ainda mais ousadia com mensagens mais explícitas. Também apresentavam roupas de couro, t-shirts rasgadas (chamadas catalyst-shirts) e acessórios feitos de correntes e cadeados. Antes de se tornarem Sex Pistols, os elementos da banda eram frequentadores habituais da loja. E estiveram “no momento certo à hora certa”, pois “Malcolm vendia roupa, basicamente. Ele vendia moda. Ele vendia moda rock’n’roll. O melhor meio de vender essa moda seria ter uma banda”. (Colegrave e Sullivan 2002: 126). Um dos autores fundamentais para a compreensão do movimento, Savage, define desta forma a situação: “Warhol, McLaren e Westwood criaram uma arena onde a juventude em ebulição — forte e vulnerável simultaneamente — podia libertar-se, comportar-se como queria, como crianças libertadas pelo peso dos seus compromissos e tarefas adultas.” (Savage 2001: 230).

  • 7 Lesser Free Trade Hall, 4 de junho de 1976.

9Desde o surgimento do rock’n’roll nos anos 1950 que existiram uma série de exibições musicais ao vivo, que não só foram memoráveis em si, mas que se tornaram extraordinariamente influentes pois conformaram o trajeto imediato e o progresso da música popular. Introduziram novos estilos, confrontaram práticas, reestruturaram definições e ditaram novos modelos para outros seguirem (Inglis 2006). Assim, as apresentações dos Sex Pistols foram-se tornando momentos coletivos de epifania, de dilatação e de sedimentação do punk. A sua apresentação em Manchester em 1976 é, a este título, paradigmática:7

anunciado por fotocópias A4 dobradas em duas, o concerto de Manchester foi uma boa ocasião para lançar os Sex Pistols para fora de Londres, pois Manchester, a terceira maior cidade de Inglaterra, é também a porta de entrada em direção ao norte e ao noroeste. O concerto não foi um grande sucesso, mas perante as 70 pessoas que aí estavam, estariam futuros artistas e personalidades relevantes da cultura pop — como Peter Hook e Bernard Summer dos Joy Division/New Order, Morrisey, Tony Wilson da Factory — que foram basilares para a proeminência musical futura de Manchester (Savage 2001: 208).

I Wanna Be Dead

10Dois anos depois, em 1978, muitos reiteram a morte do punk (Reynolds 2007). Mas trata-se de uma morte mais simbólica do que real, pois o movimento sofreu alterações e reestruturou-se pela sua relativa incorporação no sistema da indústria cultural vigente (Masters 2007). Em 1979, a ascensão ao poder de Thatcher marcou uma inversão e reestruturação no movimento punk, dando-lhe novos desenvolvimentos e contornos:

[…] o punk e as suas intenções tinham-se estendido a todo o mundo […]. Kings Road continuava a atrair os punks da segunda zona, mas o estilo no seu conjunto metamorfoseou-se numa absurda caricatura dele próprio. Assim, o punk cada vez significava mais cabeleiras grotescas à moicano de quinze centímetros de altura, tatuagens faciais, bondages, botas de tropa, doc marteens… (Colegrave e Sullivan 2002: 342).

11Mas não mais o mundo seria igual. Uma plêiade de oportunidades musicais e concomitantes mundos da vida foram abertos (Clarke 1990; Garnett 1999; Lawley 1999). Clark apresenta a este respeito uma perspetiva de ancoragem muito importante. Assim, este autor considera que com a “morte do punk”, se deu a morte das subculturas clássicas, sendo estas definidas como “grupos de jovens que praticam um vasto conjunto de contestação social através de orientações comportamentais, musicais e de vestuário compartilhadas” (Clark 2003: 223). Estes grupos foram importantes para a alteração da ordem social em várias partes do globo, sendo que a força destes grupos provinha da sua capacidade de chocar, de desobedecer a normas estabelecidas referentes a classes sociais, género ou etnia. Contudo, tudo isto mudou, pois, com o tempo, estas transgressões à norma, tornaram-se, por assim dizer, normais, ou seja, tornou-se algo expectável, tendo estas narrativas sido adquiridas pelo reportório capitalista, que reconfigurou a imagem de “rebelde” num mero potencial consumidor (Lewin e Williams 2009). Portanto, dentro deste clima, a deviation em relação à norma já não é o que costumava ser, sendo agora visto como algo normal, pois é comum que, por exemplo, um jovem escolha certa prefab subculture por alguns anos, até regressar ao mainstream, que, no fundo, nunca abandonou. Assim, e retomando a vinda dos Sex Pistols a Portugal em 2008, vale a pena reter estas palavras:

Trinta anos depois, o cantor John Lydon, o baixista Glen Matlock, o guitarrista Steve Jones e o baterista Paul Cook reiteram que são uma encenação e que nos querem manipular. Só que desta vez o assalto é descarado. Às claras. Por isso, no primeiro dia do Festival Paredes de Coura, quando atuarem pela primeira vez em Portugal, os Sex Pistols não terão tarefa fácil. Com eles, é mais do que música. Com os outros também. Mas com eles é mais. (Belanciano 2008).

I Wanna Be Transglobal

12A partir da sua emergência mediática nos finais dos anos 1970, o punk transformou-se num fenómeno global com traduções locais mais ou menos expressivas: o punk não é só inglês ou americano, mas é português, espanhol, mexicano ou tailandês. A nossa perspetiva refuta, assim, a interpretação de que o punk é uma forma de imperialismo cultural (Sabin 1999: 3), ou uma invasão britânica pura e simples; em vez disso sugerimos que o punk emergiu fruto de um processo de sincretismo cultural (Lentini 2003: 153); é reapropriado e redefinido localmente consoante os recursos e necessidades locais num processo de mistura entre características do punk global e elementos locais (Haenfler 2014, 2015; O’Hara 1999; Moore 2004). Esta situação reconfigura e também nos aproxima da teoria pós-subcultural na defesa da emergência de cenas locais e translocais específicas (Straw 1991, 2015; Bennett e Peterson 2004). O punk está em todo o lado (Matula 2007; Osgerby 2008).

13O trajeto que nos conduziu por este editorial mostra-nos claramente que o punk é uma forma musical. Mas é também uma forma estética, cultural, política e simbólica. O punk é uma hiperpalavra. Holístico, híbrido, situacionista, dadaísta, o punk encerra um simbolismo muito particular na cultura ocidental contemporânea. Contribuíram para potenciar essa relevância, duas características fundamentais. Primeiro, o punk representou uma inovação, isto é, a vivacidade de uma forma instituinte, numa altura em que o rock dos anos 1960 e 1970 se encontrava num processo de institucionalização, incorporado pela grande indústria discográfica e aceite, quando não já consagrado, por várias instâncias de legitimação cultural. O punk afirmou-se exatamente como dissidência face a essa lógica de cooptação, prefigurando o underground e estendendo-se para a rua, para a roupa, para a moda, para o design, para a ilustração. Segundo, o punk descreve-se a si próprio como a música que qualquer um pode fazer (Silva e Guerra 2015). Neste sentido, o processo de realização do punk está disponível para todos, podendo qualquer um fazer as letras, os instrumentos, as gravações, os concertos, a distribuição, as roupas, as capas de discos, as cassetes, os fanzines. O punk é D.I.Y. (McKay 1998, 1996; Moran 2010; Dale 2008).

14Mas também é um movimento cultural. Inscreve-se na dinâmica de que são portadoras, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, sucessivas gerações de jovens, que vivem e interpretam os grandes processos históricos da escolarização de massas, do desenvolvimento da produção e do consumo massificados, da emergência dos meios de comunicação de massas e das indústrias culturais, do crescendo das funções de marketing, publicidade e moda na geração do valor económico, do Estado de Bem-estar, da polarização ideológica e político-militar em blocos antagónicos e dos desafios à ordem ocidental colocados pela descolonização, o anti-imperialismo e a Guerra Fria. O punk, juntamente com o underground e o D.I.Y., definir-se-á a si próprio como uma forma e um movimento estético (Silva e Guerra 2015). A diferença punk radica numa combinação de traços: o posicionamento à margem ou no underground do que for apercebido como um sistema instituído, qualquer que seja a sua esfera de influência, da política à economia, da sociedade à música; o desafio permanente e irremissível a esse sistema, numa lógica de sistemático questionamento e desconstrução de qualquer expressão, símbolo ou convenção, por mais naturalizada que pareça; a busca de uma coerência pessoal, quer baseada na articulação entre o que se é, o que se diz, o que se veste e o que se faz, quer baseada na realização prática dos princípios defendidos, designadamente na maneira como se vive a música.

15O punk é uma cena local, virtual, global e translocal. É uma matriz de ligação entre diferentes protagonistas: bandas, editoras, promotores, críticos, divulgadores, os consumidores, os fãs; e os recursos e meios, como os discos e outros registos fonográficos, os concertos e outros eventos, os bares, as caves, as salas e outros espaços, os jornais, os fanzines, as lojas de roupas, os acessórios e os discos, as ruas e as feiras, as plataformas físicas e digitais… Esta estrutura tem uma espacialidade e uma territorialidade, inscreve-se num meio social (físico ou, mais ultimamente, virtual), potenciando economias de aglomeração e escala (Silva e Guerra 2015).

I Wanna Be Who I Want

16Cultura, cena, estética, forma musical: o punk é subversão e estilhaço. É tudo e nada: é um cosmos de possibilidades. O punk inaugurou toda uma panóplia de culturas underground e D.I.Y. Ora, é no âmago destas considerações que justamente se situa o artigo de Robin Den Drijver e Erik Hitters intitulado “The Business of DIY. Characteristics, motives and ideologies of micro-independents” marcando uma paragem na Holanda. Robin Den Drijver e Erik Hitters apresentam-nos uma estimulante análise ao procurarem desvendar e explicar as razões que estão por detrás da constituição das micro-editoras independentes. Concluem que estas editoras têm muitas características em comum e que na generalidade se distanciam das majors. Regendo-se pelos princípios do D.I.Y. e por motivos que os autores apelidam de morais, as micro-editoras independentes na Holanda têm como principal intuito contribuir para uma divulgação mais alargada e plural da música contemporânea, designadamente da música que não se enquadra no mainstream e que não é divulgada pelas majors. Não possuem intuitos comerciais ou financeiros, muito embora consigam alcançar bons resultados ao operarem num mercado indie e underground. Não significa isto, contudo, e ao contrário do que se poderia pensar, que as suas ações são politizadas. De acordo com os autores, embora as micro-editoras independentes holandesas possuam muitas características em comum com as editoras independentes de países como o Reino Unido ou os Estados Unidos da América (desde a sua estrutura, práticas de trabalho, até às operações mais comerciais), elas não têm um sentido político tão hodierno como as editoras independentes daqueles países; não pretendem combater o sistema hegemónico das majors, assim como não se constituem para trabalhar em prol da democratização do mercado musical. Para explicar esta diferença, os autores levantam a hipótese de que isso talvez se deva ao facto de a sociedade holandesa possuir divisões políticas e sociais menos profundas que as sociedades-berço do punk. As micro-editoras são, assim, sobretudo as vozes de cenas culturais, criativas e lúdicas (underground) que proliferam na Holanda no presente.

17A próxima paragem deste editorial-trajeto ocorre em La Roca del Vallés na Catalunha, em Espanha. Josep Lluis Lancina apresenta-nos através do seu artigo “‘En La Roca, el hardcore es cultura’. Las practicas DIY y la construcción de una identidad local” uma incursão na cena hardcore punk local tendo como crucial propósito perceber a importância das práticas D.I.Y. na reprodução e produção de uma identidade local, demonstrando a centralidade das práticas de produção e de consumo culturais para as conceções que os indivíduos têm sobre si e sobre os meios onde vivem — para a constituição de art worlds próprios. Assim, as práticas D.I.Y. começaram a ser engendradas por indivíduos da micro cena hardcore punk local que se deparavam com a impossibilidade de investir na produção musical e na gestão dos seus projetos de outra forma que não através do investimento próprio. O autor refere que existem relações translocais entre membros de diferentes cenas musicais, no entanto os pioneiros eram mais fechados em si mesmos, conservando a escala local como base de atuação, o que se reflete pelas letras de canções e nomes das bandas locais. Este dinamismo da cena hardcore local oleado pelo D.I.Y é bem ilustrado por um processo de recomposição grupal: com o passar do tempo, um novo grupo integra-se na micro-cena. Deste modo, Lancina aponta que a micro-cena musical roquerola se vai fortalecendo através da ética D.I.Y. e se assiste a um aumento do capital social e cultural e a uma reconfiguração da população local, associada ao hardcore punk. Aspeto particularmente importante na vivacidade desta cena são as referências ao local e ao rural tidas no quadro das práticas D.I.Y.: o que se revela como portador de um enorme potencial de reivindicação e de afirmação cívica e política já que usualmente estas práticas consagram sobretudo o mudo urbano e cosmopolita.

18João Batista de Menezes Bittencourt leva-nos ao Brasil, particularmente a S. Paulo, e também ao universo punk hardcore straightedge com o artigo “Negociando condutas: estilo de vida Straightedge no Brasil e os discursos sobre política e sexualidade”. Bittencourt problematiza dimensões relevantes dos jovens brasileiros (especificamente paulistas) seguidores do estilo de vida straightedge, tendo por referência as relações que estes estabelecem com as normas de conduta que regem a identidade do grupo, como são, a proibição do consumo de drogas e da prática de sexo promíscuo. No caso brasileiro, assiste-se a uma proximidade entre ideais políticos e o straightedge, assim como uma fraca contenção de práticas sexuais casuais. Assim, este autor pretende fornecer um emolduramento que permita capturar a forma como as pertenças subculturais são importantes na construção e interpretação das experiências quotidianas. O movimento straightedge (sXe) surgiu na costa este dos Estados Unidos, no início da década de 1980, em oposição às tendências da cena punk da altura de pendor niilístico e autodestrutivo. Hoje, é um movimento global, local e transglobal como bem demonstra este artigo. Interessante é verificar as suas apropriações diferenciadas em termos de espaço, tempo e geração. A primeira geração de straightedgers paulistas apoiou-se numa visão política anarquista, o que se refletiu na proliferação de discursos e práticas como o veganismo. Muitos straightedgers paulistas defendem que a sua identidade grupal assenta, essencialmente, no não consumo de drogas e na pertença à cena hardcore/punk, sendo que há liberdade de escolha no que toca às restantes práticas. Renegociação, redefinição e reformulação incessante de cenas musicais underground são, sem dúvida, os trunfos deste artigo.

19Regressamos ao Reino Unido com Russ Bestley através do artigo “Design it Yourself? Punk’s division of labour”. Assim, ao finalizar este trajeto pelo punk, voltamos à importância do visual, da imagem, do estilo. Desde a sua génese, estes elementos estiveram presentes — de forma transbordante — não só na forma como os membros desta subcultura se vestiam, mas também na forma como se exprimiam do ponto de vista estético em objetos gráficos como cartazes, fanzines, capas de discos, cassetes e demotapes. Produzidos, em geral, de um modo D.I.Y., desrespeitando as convenções artísticas e outras — musicais, jornalísticas, design gráfico, fotográficas, etc. — estas eram produções visuais e audiovisuais underground que, propositadamente, visavam desafiar a ordem estabelecida, edificando, assim, um estilo subcultural contundente. Partindo da análise de um conjunto de capas de discos, Russ Bestley problematiza os mitos e os factos associadas à produção independente e à ideologia D.I.Y. no âmbito da subcultura punk e pós-punk inglesa, desde os seus primórdios no final da década de 1970 e os meados da década de 1980. Não negando o impacto e a relevância do ethos D.I.Y., traduzido em aforismos como anyone can do it, o autor realça a necessidade de uma interrogação crítica acerca da retórica e de toda uma narrativa desenvolvida em torno do empoderamento e da independência face aos tradicionais meios de produção a que se associa a subcultura punk. Neste sentido, Bestley dá conta de uma divisão do trabalho que pode ser vista no impacto do ethos D.I.Y. num conjunto diverso de atividades, desde as performances ao vivo à criação e fabricação de artefactos punk (roupas, cartazes, folhetos, fanzines, álbuns). Enquanto algumas destas áreas ofereciam novas oportunidades para os produtores amadores, no âmbito das esferas mais técnicas de fabricação, incluindo a produção física de álbuns, o D.I.Y. só poderia ter um impacto nominal. Havia certamente um desejo generalizado e franco de retirar o controlo artístico dos principais agentes mas, na realidade, a propriedade dos meios de produção era na melhor das hipóteses uma ingenuidade. Da mesma forma, o artwork inerente às capas de discos poderia ser feito por designers não formados em escolas, mas a reprodução e a impressão era muitas vezes deixada ao cuidado de um estúdio de impressão profissional. O autor defende, por isso, que o D.I.Y. tinha óbvias limitações quando se tratava da produção em larga escala e distribuição, limitações essas que não devem ser descuradas da análise da pretensa resistência cultural e artística do punk.

Topo da página

Bibliografia

Albiez, Sean. 2006. “Print the Truth, Not the Legend. The Sex Pistols: Lesser Free Trade Hall, Manchester, June 4, 1976”. Pp. 92-106 em Performance and Popular Music: History, Place and Time., editado por Ian INGLIS. Hampshire: Ashgate Publishing, Ltd.

Belanciano, Vítor. 2008. “Assalto à Luz do Dia em Coura.” Ipsilon. Suplemento do Jornal Público.

Bennett, Andy e Richard A. Peterson. 2004. Music Scenes: Local, Translocal and Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press.

Bennett, Andy. 2006. “‘Punk’s not dead’: The Continuing Significance of Punk Rock for an Older Generation of Fans”. Sociology 40(2): 219-235.

Cartledge, Frank. 1999. “Distress to Impress?: Local Punk Fashion and Commodity Exchange.” Pp. 143-54 em Punk Rock: So What?: The Cultural Legacy of Punk, editado por Roger Sabin. Londres/ Nova Iorque: Routledge.

Chambers, Ian. 1985. Urban Rhythms: Pop Music and Popular Culture. Basingstoke: Macmillan.

Clark, Dylan. 2003. “The Death and Life of Punk, the Last Subculture.” Pp. 223-36 em The Post-Subcultures Reader, editado por David Muggleton e Rupert Weinzierl. Oxford: Berg.

Clarke, Gary. 1990. “Defending Ski-Jumpers: A Critique of Theories of Youth Subcultures.” Pp. 68-80 em On Record: Rock, Pop and Written Word., editado por Simon Frith e Andrew Goodwin. Londres: Routledge.

Colegrave, Stephen, and Chris Sullivan. 2002. Punk. Hors Limites. Paris: Éditions du Seuil.

Crossley, Nick. 2015. Networks of Sound, Style and Subversion. Manchester: Manchester University Press.

Dale, Pete. 2008. “It Was Easy, It Was Cheap, So What?: Reconsidering the DIY Principle of Punk and Indie Music”. Popular Music History 3(2): 171-193.

Debord, Guy. 1992. La Société du Spectacle [The Society of the Spectacle]. Paris: Galimmard.

Duncombe, Stephen. 1997. Notes from Underground: Zines and the Politics of Alternative Culture. London: Verso.

Dunn, Kevin C. 2016. Global Punk: Resistance and Rebellion in Everyday Life. Nova Iorque: Bloomsbury Publishing.

Garnett, Robert. 1999. “Too Low to Be Low: Art Pop and the Sex Pistols.” Pp. 17-30 em Punk Rock: So What?: The Cultural Legacy of Punk, editado por Roger Sabin. Londres/ Nova Iorque: Routledge.

Gelder, Ken, e Sarah Thornton. 1997. The Subcultures Reader. Londres/ Nova Iorque: Routledge.

Glasper, Ian. 2006. The Day the Country Died: A History of Anarcho Punk 1980-1984. Londres: Cherry Red Records.

Gololobov, Ivan, Hilary Pilkington e Yngvar B Steinholt (Eds.). 2014. Punk in Russia. Cultural Mutation From the ‘Useless’ to the ‘Moronic’, Londres: Routledge.

Guerra, Paula, e Andy Bennett. 2015. “Never Mind the Pistols? The Legacy and Authenticity of the Sex Pistols in Portugal.” Popular Music and Society 38(4): 500-521.

Guerra, Paula, e Augusto Santos Silva. 2015. “Music and More Than Music: The Approach to Difference and Identity in the Portuguese Punk.” European Journal of Cultural Studies 18(2): 207-223.

Guerra, Paula, e Pedro Quintela. 2016. “From Coimbra to London: to live the punk dream and ‘meet my tribe’”. Pp. 31-50, em Transglobal Sounds: Music, Youth and Migration, editado por João Sardinha e Ricardo Campos. Nova Iorque/ Londres: Bloomsbury Publishing.

Guerra, Paula. 2013. “Punk, Ação e Contradição em Portugal. Uma Aproximação às Culturas Juvenis Contemporâneas.” Revista Crítica de Ciências Sociais 102/103: 111-134.

Guerra, Paula. 2014. “Punk, Expectations, Breaches, and Metamorfoses”. Critical Arts 28(1): 195-211.

Guerra, Paula. 2016. “Keep it rocking: the social space of Portuguese alternative rock (1980–2010).” Journal of Sociology 52(4): 615-630.

Haenfler, Ross. 2014. Subcultures: The Basics. Abingdon: Routledge.

Haenfler, Ross. 2015. Straight Edge: Clean-Living Youth, Hardcore Punk, and Social Change. New Jersey: Rutgers.

Hebdige, Dick. 1979. Subculture: the Meaning of Style. Londres: Methuen.

Hesmondhalgh, David. 1997. “Post-punk's attempt to democratise the music industry: the success and failure of rough trade.” Popular Music 16(3): 255-274.

Inglis, Ian (Ed.). 2006. Performance and Popular Music: History, Place and Time. Hampshire: Ashgate Publishing.

Kuhn, Gabriel (Ed.). 2010. Sober Living for the Revolution: Hardcore Punk, Straight Edge and Radical Politics. Oakland: PM Press.

Laing, Dave. 2015[1985]. One Chord Wonders: Power and Meaning in Punk Rock. Oakland: PM Press.

Lawley, Guy. 1999. “‘I Like Hate and I Hate Everything Else’: The Influence of Punk on Comics.” Pp. 100-19 em Punk Rock: So What?: The Cultural Legacy of Punk, editado por Roger Sabin. Londres/ Nova Iorque: Routledge.

Lentini, Pete. 2003. “Punk's Origins: Anglo-American Syncretism.” Journal of Intercultural Studies 24(2): 153-74.

Lewin, Phillip, e J. Patrick Williams. 2009. “The Ideology and Practice of Authenticity in Punk Subculture.” Pp. 65-81 em Authenticity in Culture, Self and Society, editado por Phillip Vannini e J. Patrick Williams. Surrey: Ashgate Publishing.

Marcus, Greil. 2000. Marcas de Baton. Uma História Secreta do Século Vinte (Trad. de Lipstick Traces: A Secret History of the 20th Century). Lisboa: Frenesi.

Masters, Marc. 2007. No Wave. Londres: Black Dog Publishing.

Matula, Theodore. 2007. “Pow! To the People: The Make-Up's Reorganization of Punk Rhetoric.” Popular Music and Society 30(1): 19-38.

McKay, George. 1996. Senseless Acts of Beauty. Londres: Verso.

McKay, George. 1998. DIY Culture: Party & Protest in Nineties Britain. Londres: Verso.

McNeil, Legs, e Gillian McCain. 2006. Please Kill Me. L’histoire Non Censure du Punk Racontée par ses Acteurs. Paris: Éditions Allia.

Moore, Ryan. 2004. “Postmodernism and Punk Subculture: Cultures of Authenticity and Deconstruction.” The Comunication Review 7(3): 305-27.

Moran, Ian P. 2010. “Punk: The Do-It-Yourself Subculture.” Social Sciences Journal 10(1): 58-65.

O’Hara, Craig. 1999. The Philosophy of Punk. More than Noise!, Londres/ Edimburgo/ São Francisco: AK Press.

Osgerby, William. 2008. “He Filth and the Fury: The Development and Impact of British Punk Rock.” Groniek: Historisch Tijdschrift 179: 173-87.

Paraire, Philipp. 1992. 50 Anos de Música Rock. Lisboa: Pergaminho.

Plant, Sadie. 2002. The Most Radical Gesture: The Situationist International in a Postmodern Age. Londres/ Nova Iorque: Routledge.

Reynolds, Simon. 2006. Rip It Up and Start Again: Post Punk 1978-1984. Londres: Faber and Faber.

Reynolds, Simon. 2007. Bring the Noise: 20 Years of Writing About Hip Rock and Hip Hop. Londres: Faber and Faber.

Sabin, Roger. 1999. Punk Rock: So What?: The Cultural Legacy of Punk. Londres/ Nova Iorque: Routledge.

Savage, Jon. 2001. England’s Dreaming: Les Sex Pistols et le Punk Rock [England’s Dreaming: The Sex Pistols and Punk Rock]. Londres: Faber and Faber.

Silva, Augusto Santos, e Paula Guerra. 2015. As palavras do punk. Lisbon: Alêtheia.

Simmel, Georg. 2001. El Individuo y La Libertad – Ensayos de Critica de la Cultura. Barcelona: Editorial Peninsula.

Straw, Will. 1991. “Systems of articulation, logics of change: communities and scenes in popular music.” Cultural Studies 5(3): 368-388.

Straw, Will. 2015. “Some Things A Scene Might Be.” Cultural Studies 29(3): 476-485.

The Stooges. 1969. I Wanna Be Your Dog [Single, Vinil]. Nova Iorque: Elektra Records.

Thompson, Stacy. 2004. Punk Productions: Unfinished Business. Nova Iorque: State University of New York Press.

VV.AA. 1997. Internacional situacionista. Antologia. Lisboa: Antígona.

Topo da página

Notas

1 Do It Yourself (D.I.Y.): Assumiu-se como a divisa do punk e serviu de estandarte para a quebra das regras existentes, principalmente na música e na estética. Inspirados na atitude e no visual da juventude londrina do final da década de 1970, Vivianne Westwood e Malcom McLaren formularam uma cena pop que incluía a confeção de roupas e de adereços, a construção de vocabulário, a criação de cenários e a definição de um som.

2 Vocalista dos Clash (1976–1986). A banda integrou os seguintes elementos: Joe Strummer (vocalista principal, guitarra rítmica), Mick Jones (guitarra principal, vocais), Paul Simonon (baixo, backing vocals) e Nicky “Topper” Headon (bateria, percussão). Figuras cimeiras do punk inglês, procuraram sempre experimentar e cruzar outros géneros musicais, tais como o reggae, o ska, o dub, o funk, o rap e o rockabilly.

3 Vocalista dos Sex Pistols. Os Sex Pistols (1975–1978; 1996; 2002–2003; 2007–) nasceram da vontade de Malcolm McLaren, designer e dono de uma loja de roupas e acessórios de couro chamada Sex. Para criar os Sex Pistols, McLaren reuniu frequentadores habituais da loja, Glenn Matlock (baixista), Steve Jones (guitarrista) e Paul Cook (baterista). Nenhum deles era músico profissional. Para vocalista da banda foi escolhido John Lydon (que entraria para a história como Johnny Rotten), que despertou o interesse primeiro do empresário por circular com uma t-shirt que tinha inscrito “I Hate Pink Floyd”, dispondo-se a fazer o teste de vocalização acompanhado por uma jukebox e por Alice Cooper.

4 Em Inglaterra, um grupo de situacionistas associara-se sob o nome de King Mob. Dentre esses situacionistas, destacamos Jamie Reid e Malcolm McLaren. O trabalho gráfico de Jamie Reid para os Sex Pistols tem uma grande coerência com os objetivos da banda ou de Malcolm McLaren, que é a busca constante do choque e do escândalo. Para os situacionistas, “a imaginação deveria tomar de assalto o vazio existencial da cidade, subvertendo um quotidiano cego pelo hábito, restituindo significando aos espaços, despertando um passado mítico” (VV.AA. 1997: 153). Foi neste quadro de ideias que McLaren criou os Pistols: “O grupo não tinha certezas, mas McLaren sim” (Savage 2001: 121).

5 A este respeito tornou-se célebre a entrevista com os Sex Pistols no programa The Bill Groundy Show na BBC no dia 1 de Dezembro de 1976: “Entrevistador: Quero saber uma coisa. /Johnny Rotten: O que é? /Entrevistador: Falou a sério ou quis fazer uma piada? /Johnny Rotten: Que m****! /Entrevistador: O que foi? /Johnny Rotten: Nada, um palavrão. Próxima pergunta. /Entrevistador: Não, qual foi o palavrão? /Johnny Rotten: M****./Steve Jones: Estúpido! /Entrevistador: Como? /Steve Jones: Desgraçado. /Entrevistador: Miúdo malcriado. /Steve Jones: Que imbecil! /Entrevistador: Isto é tudo por hoje! /. O entrevistador encerra o programa ali mesmo, a emissora corta tudo do ar”. (Colegrave e Sullivan 2002: 203).

6 Estilista e primeira mulher de Malcom McLaren.

7 Lesser Free Trade Hall, 4 de junho de 1976.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Paula Guerra e Will Straw, «I wanna be your punk: o universo de possíveis do punk, do D.I.Y. e das culturas underground»Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 6, No 1 | -1, 5-16.

Referência eletrónica

Paula Guerra e Will Straw, «I wanna be your punk: o universo de possíveis do punk, do D.I.Y. e das culturas underground»Cadernos de Arte e Antropologia [Online], Vol. 6, No 1 | 2017, posto online no dia 01 abril 2017, consultado o 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/cadernosaa/1189; DOI: https://doi.org/10.4000/cadernosaa.1189

Topo da página

Autores

Paula Guerra

Universidade do Porto, Portugal

Paula Guerra é professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Sociologia da mesma Universidade, Portugal.

pguerra@letras.up.pt

Will Straw

McGill University, Montreal, Canadá

Will Straw é professor do Departamento de História de Arte e de Estudos Comunicacionais da McGill University, Canadá.

william.straw@mcgill.ca

Topo da página

Direitos de autor

O texto e outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search