Navegação – Mapa do site

InícioInformaçõesOrientações para dossiês temáticos

Orientações para dossiês temáticos

Guidelines for special issues

Os dossiês temáticos são organizados por editores convidados, que deverão ter um curriculum académico de qualidade comprovada no que concerne à temática em causa. A revista privilegia a edição de dossiês com carácter internacional (ou seja, editores convidados de distintos países) e que articulem, de forma clara, as áreas de especialização da revista (Arte e Antropologia). Os dossiês são debatidos com os editores, que avaliam a viabilidade de cada uma das propostas, podendo sugerir alterações às mesmas, de acordo com os objetivos e missão da revista. O tema do dossiê deverá estar de acordo com o foco da revista. Este deverá ser devidamente negociado com os editores da revista, de forma a confirmarem a adequação da temática.

Os dossiês são compostos por 6-8 contribuições (dependendo do fluxo editorial da revista) que podem ser livremente distribuídos pelas várias secções da revista. Sugere-se ao(s) editor(es) convidado(s) que tenha(m) em consideração a diversidade de formatos existentes na revista (artigo, diário de campo, ensaios visuais, ensaios sonoros, etc.), sendo que o dossiê deverá refletir, na medida do possível, essa diversidade.

Os dossiês devem integrar uma introdução da autoria do(s) editor(es) convidados. Além da introdução, somente pode constar no dossiê uma contribuição do(s) editor(es) convidado(s).

Para todos os dossiês existe uma chamada aberta (Call for articles), formulada pelo editor convidado e divulgado tanto pela revista como pelos editores convidado. Os editores convidados comprometem-se a elaborar um texto (max. 500 palavras) de apresentação do dossiê, em português e em inglês, que deverá servir de base à chamada aberta (Call for articles). Tal não impede que os editores convidado possa convidar autores que considera aptos para contribuírem para o dossiê. Todavia estes autores convidados serão avaliados por sistema de peer-review como todos os outros.

Todas as propostas de publicação devem ser submetidas conforme as informações que constam no site dos CadernosAA.

Os editores da revista seleccionam, conjuntamente com o(s) editor(es) convidado(s), as propostas de publicação que serão encaminhadas ao processo de peer-review. Será enviado um número máximo de 12 submissões ao processo de peer-review.

Os critérios a ter em consideração nesta primeira fase de avaliação serão os seguintes:

  • Qualidade genérica do artigo (formal e de conteúdo);

  • Pertinência da temática (no contexto dos debates contemporâneos em ciências sociais);

  • Adequação ao dossiê;

  • Adequação aos propósitos e objetivos da revista;

O(s) editor(es) convidado(s), deve(m) sugerir dois ou três pareceristas da área temática do dossiê para todas as propostas de publicação que serão encaminhadas ao processo de peer-review. Somente as propostas de publicação que forem consideradas publicáveis com “correções profundas” serão reenviados ao parecerista na sua versão revisada.

A seleção final dos artigos para o dossiê é realizada, conjuntamente, pelos editores da revista e o(s) editor(es) convidado(s), levando em conta os pareceres sobre os artigos submetidos. Em caso de pareceres contraditórios a decisão final cabe aos editores da revista. As propostas de qualidade que não entrem no dossiê podem ser consideradas para publicação num outro número da revista.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search